terça-feira, 17 de janeiro de 2012

outros tipos de turmalina!

 


Lado esquerdo, foto Portal das Joias. Centro, foto Joia Br. Lado direito, foto da Joalheria H. Stern.


Borossilicato com uma fórmula química complexa. D: 7 - 7,5. DR.: 3 - 3,2.

Brilho vítreo, transparente a opaca, existem em mais de cem cores, destacando-se a verde, vermelha, azul, amarela, parda, negra e incolor. Suas substâncias corantes são o cromo, manganês, níquel, cobalto, titânio. Traço branco, fratura concóide a irregular, frágil, não clivável, sensível ao calor.

O nome vem do cingalês turmali, nome dados às gemas que provinham do Ceilão (hoje Sri Lanka). O povo daquele país, desde 1703, já a chamava de “toramalli”, que significa pedra colorida. Nenhuma outra pedra é tão complexa quanto a Turmalina.

As turmalinas, assim como as granadas, são um grupo de gemas que compreende várias espécies, e não uma única espécie com diversas variedades, como é o caso do quartzo.

Entre as características mais marcantes dessas gemas está a grande variedade de cores que apresentam e a grande frequência com que se vêem duas ou mais cores em um mesmo cristal. O quartzo é também rico em cores, mas normalmente cada gema tem uma só delas.

Os cristais colunares e prismáticas das turmalinas podem ter cores diferentes nas duas extremidades e ainda uma terceira cor no centro. Ou podem ter uma cor na parte externa e outras internamente, distribuídas de modo concêntrico. Este é o caso da gema popularmente conhecida como turmalina melancia, que é verde externamente e vermelha ou rosa no centro (fotos abaixo).

Turmalina melancia (Watermelon Tourmaline), fotos Portal das Joias.


A Turmalina é uma pedra piroelétrica: aquecida, desenvolve uma carga estática que atrai poeira e outras partículas leves para a sua superfície, por isso os holandeses chamam a turmalina de “tira-cinza”, usando-a para tirar cinzas do cachimbo. No passado ela era a pedra da sorte para escritores, atores e artistas...

Acha-se em pegmatitos, cristais (trigonais) compridos, prismas trigonais com estrias longitudinais. Das várias espécies que compõem esse grupo, as mais conhecidas são:

  1. a schorlita, de cor preta (turmalinas de cor negra, ou em inglês schorl, são as mais comuns de todas, mas não costumam ser lapidadas)
  2. e a elbaíta - a qual possui a maioria das variedades gemológicas, que recebem nomes de acordo com sua cor:

  • as variedades de cor rosa ou a turmalina rosa avermelhada é conhecida como rubelita (do latim rubellus = avermelhado)
  • de cores azuis ou azuladas indicolita ou indigolita (do grego indikós = índigo)
  • incolores acroítas – a palavra acroíta deriva do grego (a = privado + khroma = cor)
  • a verdelita é verde
  • de cor violeta siberita
  • as de cores pardas dravita

As turmalinas com duas cores são chamadas genericamente de turmalinas bicolores. Das variedades citadas, a rubelita é a mais valiosa, embora costume conter muitas fraturas.

Mas, valiosa mesmo é a variedade conhecida comercialmente como Turmalina Paraíba, descoberta em 1989, no Estado que lhe dá o nome. Tem uma rara cor azul, classificada ora como azul néon, ora como azul elétrico ou ainda azul fluorescente.

Abaixo (lado esquerdo), foto Portal das Joias. Do lado direito, Turmalina Paraíba em albita, foto Companhia das Gemas.


Os cristais de turmalina costumam ter faces curvas e bem estriadas segundo o maior comprimento. Essa morfologia é muito típica do grupo e muito útil na identificação dos cristais no estado bruto. Mas, pode haver turmalinas também com faces planas e sem estrias.

Em 1978, em Minas Gerais, o garimpeiro Jonas de Souza Lima encontrou quatro agregados cristalinos com rubelitas fantásticas. Um, que ele chamou de Flor-de-Lis, tinha 50 kg; outro, o Tarugo, tinha 80 kg; um terceiro, o Foguete, pesou 120 kg e a Joninha, 320 kg.

Localidades: Os maiores produtores de turmalinas são o Brasil, Namíbia (ex-Sudoeste da África) e Estados Unidos. Também são encontradas na República de Madagascar, Urais e Sri Lanka.

Analogias: Signo: Aquário.

No geral desfaz medo e condições negativas, aumenta a sensibilidade, inspiração e compaixão. Grande poder de cura, forças elétricas bem fortes, nivela os relacionamentos e serve de ampliador de pensamentos. É a pedra da proteção, sua energia é benéfica e atrai influências positivas, afasta a inveja e o azar. É interessante ter uma turmalina devidamente energizada sempre por perto.

Alguns afirmam que a turmalina verde - a mais conhecida - atrai prosperidade; a azul, espiritualidade, e a vermelha, entusiasmo e felicidade.
volta ao topo



TURMALINA VERDE (GREEN TOURMALINE)
Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos, ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual. Equilibra todos os níveis. Acalma o cérebro, mente, nervos e ajuda na confiança. Esfregando a pedra, elimina stress. Abre o coração, problemas com o pai são solucionados. Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Elemento: terra. Chakra: coração.

Turmalina verde (Green Tourmaline), fotos Companhia das Gemas.


TURMALINA AZUL – INDICOLITA
Estimula o bom funcionamento do pulmão e revigora os pulmões, ativa a garganta, a laringe e tiróide. Ajuda na insônia, e é usada também para liberar o stress e ativar o sono tranquilo. Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Elemento: água. Chakra: laringe. Tarô: O Eremita.

TURMALINA ROSA OU VERMELHA – RUBELITA
Ela é a doadora do amor na esfera material, sua mera presença gera alegria e entusiasmo pela vida. Utilizar a turmalina rosa ou com ela meditar inspirará o coração a livrar-se de mágoas passadas, voltando assim a confiar na força do amor. Revigora o coração, sabedoria, força de vontade, ativa a criatividade a fertilidade, protege o corpo numa exposição demasiada a radiação, atrai amor e amizade. Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Chakra: esplênico.

TURMALINA MELANCIA
Nivela a energia yin – yang. Elimina ódios, ciúme, julgamento e aumenta o amor incondicional. Energia: projetiva e receptiva. Planeta: Marte, Vênus. Elemento: fogo e água. Chakra: cardíaco, básico.

TURMALINA PRETA OU NEGRA (BLACK TOURMALINE)
Diz-se que a turmalina negra desvia as energias negativas em vez de absorvê-las. Suas estrias paralelas supostamente ajudam a canalizar os efeitos curativos da energia espiritual de frequência mais alta. Os crentes também usam a pedra quando precisam de proteção paranormal. Não absorve energia negativa, mas a repele, por esta razão sugere-se que as pessoas sempre tragam consigo para sua proteção. Grande poder de cura magneticamente e eletricamente. As pedras pretas são as mais benéficas, ajuda com os sonhos e abstrai pensamentos tornando-os mais reais. Energia: receptiva. Planeta: Saturno. Elemento: terra. Chakra: básico. Tarô: O Diabo.

Turmalina negra (Black Tourmaline)


Turmalina com quartzo e muscovita, foto Companhia das Gemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário