sábado, 14 de janeiro de 2012

a historia da turmalina a pedra mais cara que o diamante

Turmalina Paraíba
Se você pensa que o diamante é a pedra mais cara, errou. Com um nome bem brasileiro, a Turmalina Paraíba é invariavelmente muito mais cara, e consequentemente mais rara do que diamantes. Descoberto em 1989 nas colinas do estado brasileiro da Paraíba, por Heitor Barbosa,  o mundo se rendeu as  turmalinas azul neon. Além do Brasil foram encontradas também na Nigéria e Moçambique, mas o nome permaneceu em homenagem à primeira descoberta em solo brasileiro.
Turmalina Paraíba 2
A dificuldade de extração, feita manualmente em túneis de até sessenta metros de profundidade, é uma das razões da sua raridade. O brilho único (uma de suas características) é de um azul neon tão intenso que chega a brilhar no escuro.
Os cientistas descobriram que a Turmalina Paraíba contêm uma grande quantidade de cobre, ferro e manganês. Esses elementos são responsáveis pelos variados tons e coloração que  vão do verde esmeralda, turquesa, azul, céu azul, safira azul, violeta-azulada, índigo e violeta , até ao elétrico azul brilhante. Mas elas só mostram a sua magnífica cor incandescente e única quando são lapidadas.
Turmalina Paraíba 3
Estas gemas são definitivamente uma parte única da família turmalinas e estão entre as mais raras e procuradas gemas do mundo. Por causa da cor e da raridade, a Turmalina Paraíba é uma das pedras mais caras do mundo: 1 quilate (0,2 grama) custa em média 30 mil dólares, mas pode chegar a 100 mil, dependendo das características da gema.
Usar uma Turmalina Paraíba não é só um desejo feminino, mas sim um privilégio. Para quem (ainda) não tem umazinha, selecionamos algumas imagens. Só não vale ficar azul neon de inveja (hehehe).
Da joalheria Tiffany´s, o anel é feito só sob encomenda. Apesar da pedra ser brasileira, não esta disponível no Brasil. Seu custo é de U$127 mil.
turmalina paraíba 4
Feita pela Tiffany´s, o pingente é a jóia mais cara da grife. Montada com 254 diamantes e com a turmalina Paraíba, equivalente a 3,5 quilates. O preço é de U$ 248mil.
A Chanel fez o broche Camélia Paraíba, com a  deslumbrante turmalina no centro e mais de 1.000 brilhantes. È peça única.
turmalina paraíba 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário